Manutenção Elétrica

A procura pelo serviço de manutenção elétrica é muito feita para diversos estabelecimentos comerciais, como drogarias, mercados, prédios comerciais, industrias em geral, entre outros. Por meio dele é possível atuar por meio dos métodos corretivos e preventivos fazem a verificação de possíveis problemas que afetam ou que virão a afetar o sistema de eletricidade. Uma manutenção elétrica pode incidir no painel de comando, na iluminação, na correção do fator de potência, em quadros de medição, distribuição e entrada, em projetos elétricos e até mesmo na análise de redes em geral.

O que é manutenção elétrica e qual sua importância?

A manutenção elétrica é serviço extremamente importante para garantir o funcionamento adequado dos aparelhos eletrônicos, máquinas e equipamentos industriais. O que muitas pessoas não sabem é que com a manutenção elétrica em dia é possível prevenir danos irreversíveis que possam gerar grandes problemas.

Para realizar uma manutenção elétrica com toda segurança, é necessário contar com a ajuda de profissionais especialistas na área, isso porque eles saberão quais processos devem efetuar e como realizar de maneira eficiente.

Além disso, não podemos esquecer de ressaltar a importância da utilização dos EPIs, equipamentos de proteção individual, que irão proporcionar maior segurança ao profissional.

Veja quais Epis devem ser utilizados no procedimento:

  • Capacetes de segurança;
  • Luvas de segurança;
  • Botina de segurança apropriada;
  • Uniforme apropriado.

Qual a primeira coisa a se fazer em uma manutenção elétrica?

Para iniciar uma manutenção elétrica é preciso que os profissionais investiguem de forma minuciosa e analisem os painéis, a fim de encontrar possíveis falhas que possam acarretar em danos futuros.

Dando início ao processo, o profissional ficará responsável por reunir todo o histórico de falhas no sistema, estudar todas as possibilidades de mau funcionamento e impedir que qualquer problema ocorra.

Quem pode fazer a manutenção elétrica?

De acordo com a norma NBR 5410, no item 8.2 diz que qualquer serviço e intervenção elétrica deve ser executada apenas por pessoas advertidas ou qualificadas na área.

Para conhecimento de todos, pessoas advertidas são aquelas que possuem o conhecimento adequado para executar determinada tarefa, de tal forma que conseguem evitar os perigos da eletricidade.

Já quando falamos das pessoas qualificadas, queremos dizer que são os profissionais com o conhecimento técnico, e que já trabalham com aquilo a um grande período.

Como fazer manutenção em painéis elétricos?

A manutenção em painéis elétricos é um tipo de serviço que garante que os sistemas elétricos e seus componentes sejam testados de maneira segura, além de permitir que eles operem de forma eficiente.

Essa manutenção é feita seguindo algumas etapas, são elas:

  • análise completa de conexões;
  • limpeza e organização;
  • medições de temperatura;
  • medições de grandezas elétricas.

O que é manutenção elétrica industrial?

A manutenção elétrica industrial, assim como a manutenção simples, é essencial para o funcionamento de uma empresa, pois ela garante o abastecimento de eletricidade e evita paralisações e falhas que possam reduzir a produtividade.

Como já visto, sabemos que a manutenção existe justamente para garantir o bom funcionamento dos circuitos elétricos, porém existem 2 tipos de manutenção que as empresas precisam investir e conhecer mais detalhadamente, que são as manutenções corretivas e preventivas.

Na manutenção corretiva, o profissional eletricista é chamado para inspecionar toda a parte elétrica e conexões que a empresa utiliza, após essa inspeção minuciosa ele emite um laudo e anota todos os itens que precisam ser corrigidos.

Checado todas as irregularidades, o especialista eventualmente já inicia a substituição dos itens ou o conserto que o painel necessita.

Já a manutenção preventiva ocorre antes que o painel apresente alguma falha, ou seja, prevê danos que possam ser irreversíveis. Essa manutenção também é feita por profissionais da área e exige uma inspeção detalhada.

É necessário também que a empresa contratante invista na manutenção preventiva periodicamente para que não haja gastos maiores futuramente.

Em vista do que vimos, é impossível não dar atenção aos procedimentos de instalação e manutenção elétrica, pois é muito difícil manter a linha de produção atuando com o máximo de eficiência ocorrendo esses problemas.

Solicite o serviço de manutenção elétrica com qualidade

A CNP Instalações é uma empresa que está no mercado desde 2011, atuando para garantir a satisfação de seus clientes com todos os serviços prestados por ela. Conte com a empresa CNP e adquira os melhores serviços de instalação e manutenção.

Só lá na CNP você vai encontrar serviços manutenções elétricas, manutenções prediais, laudos elétricos, manutenções preventivas entre outros, tudo feito por profissionais altamente qualificados.

Aproveite, ligue agora mesmo e realize seu orçamento com quem mais entende do assunto!

Orçamento Rápido!