(11)

(11)

Termografias

Gostou? compartilhe!

As termografias são métodos avançados de testes não destrutivos altamente eficientes, voltados para instalações elétricas comerciais e industriais. Neste método é utilizado um instrumento sensível à radiação infravermelha chamados de termo visor, permitindo a visualização do perfil térmico da instalação, medindo suas variações de calor. Esse método evita o contato manual com a instalação.Através das termografias, é possível montar uma imagem térmica da instalação no momento da inspeção, conhecida também como termograma. Esse termograma permite uma análise mais apurada para a aplicação da manutenção corretiva dos problemas da instalação.As principais aplicações das termografias acontecem em:

  • Transformadores;
  • Conexões de bancos de capacitores;
  • Bases fusíveis;
  • Conexões de cabos e barras coletoras;
  • Relés;
  • Disjuntores e contatores;
  • Motores elétricos.

A termografia é realizada com as instalações em seu pleno funcionamento e, de preferência, em períodos de alta demanda, quando os pontos com maior eficiência se tornam mais evidentes, facilitando a possibilidade do perfil térmico dos componentes no momento da inspeção.O processo é capaz de emitir laudos técnicos apontando as distorções operacionais e suas ações corretivas com registros fotográficos dos pontos de calor excessivo. Por isso, para contar com um serviço eficiente e seguro, é de suma importância contratar uma empresa especializada. A organização realiza todo o procedimento com as devidas ferramentas, emitindo o laudo que irá indicar todas as informações do perfil térmico.

Saiba mais sobre os procedimentos usados nas termografias

Durante as termografias são adotados diversos procedimentos, como varredura qualitativa das instalações com o termo visor, medição da temperatura dos pontos relevantes e confecção de fotografias digitais e de termogramas digitais. Para saber mais, entre em contato com a CNP Instalações.